Eu preciso acelerar o processo da minha construção e quero fazer isso de forma controlada, mais econômica e de fácil estruturação. Então eu preciso usar lajes pré-moldadas.
Neste artigo vamos falar um pouco sobre a utilização de lajes pré-moldadas, os diferentes tipos, suas vantagens e desvantagens.
Mas, afinal, o que é laje pré-moldada?
A laje pré-moldada, ou laje pré-fabricada, é um elemento estrutural de uma edificação cuja a principal função é disseminar as cargas do teto ou piso, em direção as vigas e pilares da construção.
A estrutura da laje pré-moldada é produzida por meio de processos industriais e apresentam uma montagem unidimensional, ou seja, elas possuem seus pontos de apoio em apenas duas direções já que seus moldes são pré-fabricados.
Seu arranjo é composto por vigotas de concreto e materiais que proporcionam o seu ligamento.
Com o passar do tempo, a laje pré-moldada se tornou cada vez mais conhecida, tornando-se assim uma excelente solução construtiva para os profissionais que atuam na área da construção civil.
Além de ser mais barata, a laje pré-moldada pode ser facilmente instalada em edificações, apresenta maior precisão em suas dimensões e suporta diferentes tipos de cargas e dependendo do tipo utilizado, poderá vencer vãos entre
apoios consideráveis.
Leia também: Tipos de Vigas e Suas Principais Características
E porque eu devo construir utilizando laje pré-moldada?
O primeiro ponto a se observar é o controle e qualidade dos materiais já que eles podem ser inspecionados antes da instalação na obra.
Sua montagem é mais simples, tendo assim um ganho de tempo e acaba diminuindo o acúmulo de resíduos e sujeira no canteiro de obras.
O custo da estrutura e da manutenção da laje pré-moldada não é alto, isso comparado à outros tipos de lajes. Existem vários tipos de lajes que podemos utilizar nas nossas construções, mas eu separamos aqui os 5 tipos mais comuns.
1 – Laje pré-moldada treliçada com lajota
A laje pré-moldada treliçada com lajota é muito usual, uma vez que sua estrutura funciona bem em vãos relativamente amplos.
Nesse tipo de laje pré-moldada, as vigotas de concreto armado servem de apoio para a lajota, que pode ser feita tanto de concreto como de cerâmica.
Vale salientar, que após a montagem dessa laje pré-moldada a estrutura deve receber uma cobertura de concreto com o objetivo de unir as peças do sistema.
No entanto, como desvantagem pode-se dizer que o material utilizado na montagem desse tipo de laje pré-moldada dificulta a possibilidade de fazer furos e aberturas.
Além disso, seu acabamento necessita da aplicação de chapisco ou gesso para cobrir imperfeições.
2 – Laje pré-moldada treliçada com EPS
A principal diferença dessa laje com relação a laje pré-moldada anterior é somente o revestimento.
Aqui, a laje utiliza placas de isopor em seu sistema ao invés de lajotas de concreto ou cerâmica.
A laje pré-moldada treliçada com EPS, também conhecida como laje pré-moldada com isopor, apresenta uma estrutura leve, de fácil montagem e instalação de materiais elétricos, tubulações e até mesmo, podendo suportar cargas como uma caixa d’água pequena.
Além disso, ao ser instalada a laje pré-moldada, o isopor auxilia também na melhora de isolamento acústico e térmico do imóvel.
3 – Laje pré-moldada alveolar
A estrutura da laje pré-moldada alveolar é formada por painéis de concreto protendido vazados, com alvéolos longitudinais, responsáveis por reduzirem o peso da peça no sistema.
A fabricação desse modelo de laje pré-moldada apresenta elevada resistência à compressão, sendo assim, muito utilizada em construções de grande porte como espaços comerciais, supermercados, hospitais, shoppings, universidades e vários outros estabelecimentos que precisem de vãos grandes.
No entanto, como desvantagem, vale comentar que esse tipo de laje, por conta do peso e tamanho dos painéis, precisa ser transportada até o local da instalação por guindastes.
Leia também: 7 Tipos de Concreto e suas Principais Características
4 – Laje pré-moldada de painel treliçado
A laje pré-moldada de painel treliçado são similares as lajes treliçadas, uma vez que sua estrutura é composta por vigotas de concreto armado que seguram uma treliça metálica, porém com a diferença de apresentarem maior
base, formando assim nervuras mais robustas e resistentes, sustentando uma maior capacidade de carga.
Nesse tipo de laje, os painéis são posicionados lado a lado e seu uso é muito indicado para edificações com grandes carregamentos já que sua estrutura apresenta elevada resistência.
Além disso, devido os painéis serem bem acabados, não necessitam de um acabamento.
5 – Laje pré-moldada com vigota “T”
Esse tipo é considerada a mais tradicional no mercado. Nesse sistema, a laje é composta por vigotas
de concreto e tavelas feitas com material de concreto ou cerâmica.
Aqui, as vigotas se tratam de trilhos maciços com seção transversal “T”. As vigotas servem de encaixe para as tavelas,
que são blocos utilizados para o fechamento da laje.
Nessa direção, após a instalação das vigotas de “T”, as tavelas são encaixadas sobre elas e por fim, para unir todas as peças do sistema é lançada uma camada de concreto por cima de toda laje.
No entanto, esse tipo de laje possui uma desvantagem em não suportar sobrecargas que não foram previstas previamente, ou seja, dificilmente a planta da edificação poderá ser alterada após a sua instalação. .
Poderá ver o vídeo no youtube Aqui