Qual a riqueza mais importante que existe? Neste artigo você aprenderá mais sobre construções sustentáveis e como que elas são uma tendência no mercado da construção civil. Confira os principais tipos.

Construções sustentáveis. Confira os principais tipos

E se você pudesse amenizar ou até mesmo anular os impactos causados na natureza pelas ações que você toma?

2/3 do planeta é composto por água e 70% do corpo humano é também composto por água. Se nós inviabilizarmos o uso da água no planeta, inviabilizaremos também a sobrevivência de seres vivos como humanos, animais, plantas e microrganismos.

Tendo em vista essa premissa, uma nova demanda de mercado começou a surgir. Como seria possível construir estruturas ecológicas e eficientes, que não consumiriam tantos recursos naturais e não gerassem tantos “restos” de obra?

O mercado de construção civil atualmente é um dos maiores causadores de prejuízos ambientais e emissor de gases estufa, além do processo de construção de edificações clássicas consumir muita água.

Já foi dito anteriormente neste artigo que a produção do clínquer, uma das etapas de fabricação do cimento Portland é um processo agressor do meio ambiente. Sem falar nas grandes mineradoras que exploram hectares de território.

Contudo ainda temos que considerar a emissão de possíveis poluentes em processos de construção e você como um estudante ou profissional da construção civil deve ficar atento.

Tendo em vista esses fatos, algumas frentes novas ou até mesmo que já existiam, porém eram negligenciadas devido à solidez do mercado da construção civil, têm ganhado tendência.

Algumas estruturas serão mais ecológicas e outras menos, em questão de rendimento. Confira abaixo alguns tipos de construções sustentáveis e como cada uma ganhará seu espaço nos próximos anos estando em harmonia com a natureza.

Construções sustentáveis com utilização de placas fotovoltaicas

Construções sustentáveis: Painéis fotovoltaicos

Realizam a captação da energia solar, transformando-a em eletricidade através de uma conversão em corrente contínua. Após isso, utiliza-se um processo de inversão para corrente alternada.

Existem 2 tipos de sistemas fotovoltaicos:

  1. Sistemas off-grid: Autônomos e independentes da rede de distribuição de energia elétrica;
  2. Sistemas on-grid: Precisa estar conectado na rede de distribuição de energia por um medidor bidirecional. Possui menor custo que off-grid. São mais eficientes e mais baratos por dispensarem a utilização de baterias. O sistema on-grid é o regulamentado pela ANEEL pela resolução normativa nº 482 de 17 de abril de 2012.

Placas fotovoltaicas ou painéis solares convertem energia luminosa em energia elétrica. algumas vantagens são:

  • Converter e gerar uma determinada quantidade de energia em megawatts (mW) para a demanda da edificação;
  • Armazenamento de energia elétrica;
  • Redução significativa (muitas vezes até anulação) do consumo de energia elétrica na conta de luz;
  • Infelizmente não é permitido gerar renda por distribuição da energia que sobra para terceiros;

Construções sustentáveis com reutilização de água

Reaproveitamento de água da chuva. Fonte: acquanoca.com.br

Alguns sistemas de construção atuais já possuem na planta um planejamento para reutilização de água da chuva e reaproveitamento da água cinza e água preta.

Contudo o reaproveitamento das águas que possuem cor é classificado como tratamento de água. Consequentemente é um sistema que economiza a utilização da água fornecida pelo governo ou até mesmo empresas privadas.

Um bom exemplo concreto para citar aqui é a cidade de Las Vegas, localizada em Nevada-EUA. Sendo uma região desértica, chove somente 3 dias por ano em média e nunca falta água. É também a cidade mais iluminada do mundo e dizem que dá para vê-la do espaço.

Apesar de não possuir um retorno de investimento alto, pessoas que resolvem contratar empresas especializadas no tratamento e reaproveitamento de água local têm interesses autônomos de nunca mais depender do fornecimento de água por terceiros.

Afinal de contas quem não gostaria de não ter que pagar água em bandeira amarela e vermelha se surgisse alguma crise hídrica oriunda de alguma seca? Estar blindado para imprevistos pode ser uma alternativa muito viável.

Sistemas com tratamento e aproveitamento da matéria orgânica

Construções sustentáveis com reaproveitamento de esgoto. Fossa séptica. Fonte: Casa Iracema

Veja abaixo algumas ferramentas que possuem aplicações no reaproveitamento de matéria orgânica:

  • Trituradores de lixo: Produção de matéria orgânica para ser utilizada em composteiras;
  • Biodigestores: Possuem esse nome por conterem bactérias que digerem a matéria orgânica, produzindo gás metano como produto. Podem ser utilizados para digerir a matéria orgânica da água de vasos sanitários, conhecida como água preta;
  • Tanques aerados e sem aeração: filtram a gordura oriunda da água da pia e água dos chuveiros, conhecida como água cinza. Tem como produto uma água alcalina, com alto pH, podendo ser utilizada para neutralizar solos ácidos e produzir frutos mais doces.

Esses elementos podem ser comprados (como por exemplo os trituradores de lixo), ou serem construídos para armazenamento ou reaproveitamento da matéria orgânica.

Construções sustentáveis: Telhas ecológicas

Telhas ecológicas

As mineradoras tendem a explorar grandes minas e jazidas. Tendo como uma opção as minas de argila, causam devastações e prejuízos ambientais com a extração e purificação do material.

Contudo, a inovação não deixou de agir nessa área e trabalhou para montar um portifólio ecológico que agredisse menos o meio ambiente.

Atualmente existem diversos tipos de telhas feitas de fibras de vegetais, que não passam pelo mesmo processo agressivo de fabricação quanto as telhas de cerâmica. Confira abaixo alguns dos muitos exemplos:

  • Telhas de fibras de bananeira;
  • Telhas de fibras de coco;
  • Coberturas de fibras de eucalipto;
  • Coberturas de fibras de pinho.

Construções feitas com bambu

Construções ecológicas: Casa de bambu

Muito utilizado na arquitetura vernacular, edificações com este tipo de material (como por exemplos casas de taipa, casas de praia ou até em modelos japoneses de edificações) são utilizados pela sua característica biodegradável.

Este modelo de construção tende a crescer. Mesmo após a colheita, o bambu cresce cerca de 1 m/dia. É um material leve e resistente e com toda certeza pode ser bem útil quando bem utilizado.

Na Indonésia existem construções sustentáveis feitas com este material, possuindo um baixo custo e uma característica marcante: Elas podem flutuar sobre as águas.

Essa solução foi adaptada para o grande número de enchentes que acontecem na região. Utilizando amarras, conexões sólidas e até âncoras para fortificação da estrutura contra a destruição causada por este tipo de desastre.

Edificações feitas com concreto reciclável

Diferentes grãos de concreto reciclável

Sendo um material fabricado a partir do reaproveitamento dos entulhos, o concreto reciclável é um material que é feito com as sobras do “lastro” da betoneira.

Esta sobra é um volume que não foi utilizado na obra, sendo carregada posteriormente para a concreteira, para posterior armazenamento. Pode ser utilizada de várias formas, como por exemplo:

  1. Pavimentações;
  2. Aterros;
  3. Objetos feitos de concreto;
  4. Construção de blocos que tenham o propósito de vedação.

Construções modulares

Exemplo de construção modular. Fonte: IFMG edificações

Este modelo de construção tem crescido bastante no mercado da construção civil por permitirem uma grande variedade arquitetônica, além de serem construções mais limpas pela produção de resíduos quase nula.

Com o avanço da tecnologia e o uso crescente das impressoras 3D, as construções modulares conseguiram um grande espaço no mercado.

São mais baratas que as construções tradicionais também. Você pode conferir o nosso artigo exclusivo sobre construções modulares aqui.

Tijolos ecológicos e suas aplicações em construções sustentáveis

Tijolos ecológicos

No nosso artigo sobre alvenaria, abordamos um tópico falando sobre alvenaria ecológica e como que esse tipo de material influencia positivamente no custo e rendimento da obra.

São tijolos que muitas das vezes possuem baixo custo, seja pelo fato de serem reaproveitados de outros materiais e também dispensarem o uso de argamassa para aderência dos blocos.

São conhecidos como tijolos de encaixe. Confira abaixo alguns exemplos de materiais que podem ser utilizados na fabricação desses blocos:

  • Argila;
  • Bagaços de cana;
  • Cinzas + materiais aglomerantes;
  • Restos de borracha;
  • Fragmentos de canos;
  • Fibras de materiais como: babaçu, coco, bambu, etc.

Leia também: Construção Sustentável e suas Principais Características

Infográfico – Resumo do Artigo

8 Tipos de Construções Sustentáveis

Compartilhe esse Infográfico em seu site copiando o código abaixo!

Siga-nos!

Instagram: https://www.instagram.com/educa_civil

Facebook: https://www.facebook.com/eeducacivil

Pinterest: https://br.pinterest.com/educa_civil

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!