Sondagem de solo é por definição uma investigação do subsolo do terreno para pesquisa de características. Essa investigação é realizada ao mesmo tempo que o estudo topográfico. Tem como objetivo saber a resistência de cada metro de solo, sendo feita por profissionais qualificados.

Aprenda mais sobre sondagem de solo. Fonte: MFL sondagens.

Características gerais de uma sondagem de solo

Até que ponto o barato pode sair caro? Muitos clientes do ramo da construção civil questionam-se sobre a realização de suas obras sem laudo de sondagem devido ao elevado preço.

Mas por que uma sondagem de solo é necessária? Não seria melhor parar de perder tempo e construir logo? Neste artigo você tirará todas as suas dúvidas sobre esse assunto.

O que é uma sondagem e para que ela serve

Como dito mais acima, uma sondagem de solo nada mais é que um processo de investigação. A sondagem é a primeira etapa no processo de construção civil e não é nem um pouco recomendado pular essa parte do projeto.

Esse processo é tão importante que dependendo do resultado, tem o poder para determinar se a obra deve ou não continuar. Essa investigação tem como objetivo detectar características como:

  • Tipo de solo: Se a composição possui calcário, se é arenosa, argilosa ou humosa;
  • Espessura de cada uma das camadas do subsolo;
  • Resistência de tensão do subsolo e suas camadas;
  • Profundidade da fundação;
  • Umidade do subsolo em cada nível;
  • Nível do lençol freático, se existir no local;
  • Existência ou não de materiais impenetráveis, como por exemplo rochas;
  • Propriedades físicas do solo ou rocha.

O resultado desse processo investigativo determinará o tipo de fundação mais apropriado para a construção.

Leia também: Entenda o que são blocos de fundação e quais as suas vantagens

Leia também: O que são fundações profundas? Saiba mais sobre

Como é feita a sondagem de solo e qual profissional faz

Esse tipo de processo envolve uma mão de obra qualificada. As sondagens exigem profissionais com expertise, como por exemplo profissionais de geotecnia e/ou engenheiros com equipe técnica.

Os profissionais também devem ter uma comunicação constante com o engenheiro projetista.

Esse tipo de processo é chamado de investigação pelo fato de toda vez que ele é realizado, estuda um ambiente desconhecido e devolve dados para análise dos responsáveis técnicos da obra.

A sondagem de solo é feita a partir de etapas. São elas:

  1. Estudos topográficos e levantamento geotécnico (checar a NBR 6497 – Levantamento Geotécnico);
  2. Amostragem do solo;
  3. Ensaios de campo específicos;
  4. Elaboração do relatório técnico e análise dos dados coletados.

Tipos de sondagem

Existem diversos tipos de sondagem de solo. Com o efeito de deixar o artigo mais leve e instrutivo, as classificações abordadas serão as principais. São elas:

  • À percussão;
  • Rotativa.

Sondagem à percussão – SPT

Sondagem à percussão SPT. Fonte: Aliança sondagens

É o tipo de ensaio mais realizado no Brasil, sendo também o mais simples de fazer. Sua execução consiste na cravação de uma sonda no solo, chamada de amostrador.

Nesse processo de sondagem de solo a cravação é feita através de um martelo de 65 kg de peso padrão, sendo solto a uma altura de queda de 75 cm.

Para a realização do ensaio será necessário realizar a montagem do tripé que possui uma roldana na parte superior, sendo feito o levantamento e queda do material. O movimento de elevação pode ser realizado de forma manual ou através de um motor.

Conforme o solo é retirado, há a possibilidade de atingir um lençol freático, tornando necessário o bombeamento da água até atingir a profundidade necessária.

O ensaio SPT consegue fazer análise de parâmetros de camadas do solo de 45 cm para cada metro (quebrados em 3 trechos de 15 cm) e 30 cm pra cada metro em relação aos parâmetros de resistência.

Essas características do ensaio SPT tornam ele um método impreciso. O valor do NSPT, onde N é o número de golpes necessários para a sonda atingir um trecho de 15 cm, será determinado através da soma do número de golpes dos últimos 2 trechos de 15 cm.

Se durante o processo de sondagem à percussão rochas forem encontradas, será necessário mudar a técnica de sondagem para a sondagem rotativa.

Para maiores informações técnicas, consulte no catálogo ABNT a NBR 6483 – Sondagens de simples reconhecimento SPT.

Sondagem rotativa

Equipamento de sondagem rotativa. Fonte: Acr do Brasil indústria de perfuratrizes

Esse tipo de sondagem de solo é um processo mais refinado, onde seu objetivo envolve detectar os tipos de rochas presentes no solo quando a sondagem à percussão é interrompida.

Esse processo permite retirar fragmentos do material atravessado e impenetrável à percussão. Essa sondagem tem a capacidade de atingir grandes profundidades dos perfis geológicos devido à sua coroa diamantada na ponta da tubulação.

Esse tipo de processo permite somente analisar a qualidade da rocha, sendo necessário uma análise geológica em laboratório para determinar detalhes técnicos do material escavado (ex.: grau de alteração, percentual de recuperação, xistosidade e resistência).

Esse tipo de sondagem também é utilizado para a determinação da extensão de um elemento rochoso no subsolo.

Essa atividade demanda profissionais altamente qualificados, pois mesmo com as normas técnicas sendo seguidas, podem existir bolsões de solo não sondado na área.

Após a execução da sondagem de solo, um relatório técnico é elaborado com base nos dados obtidos na execução. Com isso, informações são emitidas aos responsáveis técnicos da obra e a viabilidade da construção é determinada.

Se a obra for viabilizada, a fundação mais adequada será determinada para o terreno específico e a construção não sofrerá consequências no futuro.

Para maiores informações técnicas sobre a execução de fundações, consultar a NBR 6122 – Projeto e execução de fundações.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!