Um questionamento muito comum, está relacionado com os tipos de concreto que engloba a construção civil. Pensando nisso, separamos neste artigo um breve resumo sobre 7 tipos de concreto.

Confira suas principais características!

1. Concreto Convencional

Basicamente esse tipo de concreto consiste de uma mistura de agregados graúdos, agregados miúdos, água e aglomerantes.

É conhecido como o concreto mais simples, por não apresentar características especiais. Ele pode ser transportado por carrinhos de mão, gruas ou elevadores, não podendo ser bombeado.

Tipos de Concreto

2. Concreto armado

O concreto simples (convencional) apresenta grande resistência à compressão, no entanto, não tem a mesma para tração. 

A relação de concreto armado surgiu através de um Francês, que estava construindo um barco de concreto, e para aumentar a capacidade  de resistir aos esforços de tração, resolveu inserir barras de aço no concreto, foi então que no do século 19 surgiu o concreto armado.

Para saber mais sobre concreto armado, Leia também: Tudo sobre concreto armado! Como fazer, quando surgiu e como vibrar

3. Concreto bombeável

Com a crescente das cidades, é notável que elas estão se tornando cada vez mais verticais, tornando-se comum encontrar edifícios com elevadas alturas. Com complexidades maiores de execução, aumenta-se os desafios na engenharia.

Para solucionar esses problemas, se torna necessário a busca por novas soluções, no caso do concreto nas obras, o bombeamento se torna mais viável.

O concreto bombeável tem como característica dar velocidade na concretagem, descarta o uso de carinhos, e grandes concentrações de mão de obra.

Para fazer o bombeamento utiliza-se um concreto com melhor trabalhabilidade, necessitando de menos vibrações para um melhor acabamento.

Uma das principais vantagens para o uso de concreto bombeável, está relacionado com a otimização de tempo, em locais que são necessário que à concretagem seja feita mais rápido, ou onde o acesso é mais difícil, como por exemplo em prédios de grandes alturas, ele se torna uma ótima solução.

Esse concreto é transportado por pressão, com a ajuda de tubos rígidos ou mangueiras flexíveis, sendo ele descarregado no ponto de aplicação.

4. Concreto celular

O uso de concreto concreto celular vem crescendo por conta de suas vantagens (baixa densidade, maior conforto ambiental, entre outras). Mais afinal o que é concreto celular?

Esse tipo de concreto é considerado leve por possuir uma grande quantidade de vazios devido sua estrutura porosa. 

Basicamente ele é composto por aglomerantes, água, agregados miúdos e um agente expansor. Sua massa específica pode variar de 300 kg/m³ a 1850 kg/m³.

Sua aplicação pode ser relevante em obras em que o tipo de solo não é favorável para determinadas estruturas, sua composição por ser mais leve, ajuda para que não ocorram sobrecargas.

Ele pode ser empregado em, lajes, contrapisos, caixas de escadas, etc. Além de tudo é considerado um ótimo isolante térmico e acústico para edifícios residenciais.

Blocos de Concreto Celular

5. Concreto protendido

Muitos edifícios residenciais ou comerciais, estão utilizando o método de concreto protendido, isso acontece por conta da facilidade para vencer grandes vãos e a redução da seção da área de vigas.

O concreto protendido tem como característica o uso de cordoalhas, que passam no meio de uma estrutura, seja ela uma viga ou laje. As cordoalhas são tensionadas, fazendo com que a peça de concreto seja comprimida. 

Por meio dessa compressão é extraído do concreto o seu limite estrutural, dessa forma é possível elevar sua resistência.

6. Concreto projetado

Sendo o concreto projetado um dos materiais mais populares na construção civil, tem como característica não utilizar formas, tornando-se necessário apenas uma superfície plana para sua aplicação.

Esse tipo de sistema é empregado na concretagem de túneis, contenção de piscina, paredes de concreto armado, etc.

Basicamente o sistema de projeção de concreto via seco, são misturados, areia, cimento e brita, esse concreto seco é enviado até o mangote, onde é conduzido o equipamento de mistura até o bico projetor.

No bico projetor tem uma entrada de água, sendo controlada pelo operador, conduzindo sob pressão até o bico onde ocorre a mistura com água e aditivo.

Por fim, com grande velocidade o concreto é lançado sobre a base, dessa forma, o impacto do material promove a compactação.

Já o concreto projetado via úmida, tudo é misturado de maneira simples, os agregados, água, cimento e aditivo, são levados até o misturador e depois por meio do mangote, o material é lançado até o bico projetor.

Leia também: O que é Cimento Portland? Entenda sua produção, surgimento e tipos

7. Concreto de alto desempenho

Concreto de alto desempenho, também conhecido como CAD, é um material que apresenta características especiais, que seriam praticamentes impossíveis de se obter com o uso dos métodos e materiais convencionais.

Esse tipo de concreto apresenta, alta resistência, boa trabalhabilidade e alta durabilidade. No entanto seu custo se torna bem elevado.

Sua principal características está na redução da relação água/cimento que deve ser inferior a 0,40, isso fará com que aumente sua resistência.

Para que esse tipo de concreto se torne diferenciado existem alguns materiais para essa composição, como, cimento com adições minerais, aditivo químico, agregado miúdo, agregado graúdo, fibras, pigmentos e água.

O processamento do concreto projetado pode ser relacionado com algumas características comuns: 

  • Resistência desejada;
  • Tipo de aplicação;
  • Durabilidade prevista;
  • Aspectos econômicos;
  • Requisitos estruturais.

Outras características também devem ser observadas:

  • Consumo de silica ativa e aditivos;
  • Módulo de deformação longitudinal;
  • Escolha do agregado graúdo;
  • Menor relação água/cimento;
  • Característica de finura do agregado miúdo;
  • Resistência.

Observações

Deixe seu comentário aqui abaixo sobre o que achou deste artigo, nos conte suas dúvidas, ela pode ser uma pauta para abordarmos nos próximos conteúdos.

Siga-nos em nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/educa_civil

Pinterest: https://br.pinterest.com/educa_civil

Facebook: https://www.facebook.com/eeducacivil

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!