Muitas pessoas acreditam que madeira é tudo igual, mas sabia que elas se diferenciam entre si, não só pela cor, como por outras características? A principal diferença entre elas está na dureza e densidade da madeira.
Essas características implicam diretamente na finalidade e durabilidade do item que será confeccionado, e consequentemente, do valor delas no mercado.
Entender essa diferença é fundamental para obter o melhor resultado no projeto florestal.
O que é a madeira nobre e madeira de lei
Quando o Brasil ainda vivia no regime colonial português, havia extração de árvores nativas. A derrubada dessas árvores só poderia acontecer com autorização da coroa portuguesa, ou seja, dependia da lei.
Por isso a expressão “madeira de lei” se tornou tão popular e passou a designar também madeira nobre.
O Pau Brasil foi a primeira árvore a ser classificada como madeira de lei. As madeiras nobres são mais pesadas, densas, e apresentam alta resistência ao ataque de fungos, insetos, por terem mecanismos de defesa que inibem ao ataque desses organismos.
A madeira apresenta diversas aplicações, podendo ser utilizadas na construção de casas, instrumentos musicais, móveis super resistentes, acessórios de luxo, entre outras finalidades.
Por isso é tão cobiçada no mercado interno e externo. Mesmo a lei do período colonial não tendo mais validade devido à independência do Brasil, a expressão é muito utilizada até os dias de hoje.
Porém, ainda existem leis que restringem o acesso à madeira nobre, que é controlado por leis ambientais para evitar o desmatamento de florestas nativas, a extração predatória e evitar o desaparecimento de outras espécies que correm risco de extinção.
Mas é possível obter florestas comerciais para a produção de madeira nobre. Uma opção é criar uma floresta com espécies nobres exóticas, vale lembrar que antes mesmo da implantação da floresta é recomendado fazer um estudo do local e seguir as legislações vigentes.
Leia também: Construção Sustentável e suas Principais Características
Mas afinal o que é a madeira comum?
A madeira comum é mais mole, menos resistente, ou seja, mais propensa a ter ataques de fungos e insetos. Sendo necessário que seja feito o tratamento da madeira antes de ser utilizada.
Por isso, ela possui valor comercial mais baixo. A vantagem dessa madeira é o rápido tempo de crescimento.
A madeira comum pode ser utilizada para a construção civil, mobília, produção de celulose, biomassa, entre outras aplicações.
Viu como madeira nobre e madeira comum não é a mesma coisa?
Cada uma delas apresenta características particulares que definem a sua aplicação.
Gostou do artigo? Deixe seu comentário.
Poderá ver o vídeo no youtube Aqui