Alvenaria é um sistema construtivo formado de um conjunto rígido e congruente de tijolos ou blocos. Possuindo diversos tipos, é feita a partir da junção dos blocos com argamassa.
Certamente você já deve ter ouvido falar sobre alvenaria. Sendo um dos sistemas construtivos mais utilizados no Brasil, é conhecido pela sua alta produtividade.
Alvenaria: Funções e características
A alvenaria tem como função principal a adequação e estabelecimento dos espaços entre os ambientes, além de realizar isolamento térmico e acústico do local.
Servindo tanto como sistema de vedação quanto elemento estrutural, a alvenaria pode ser classificada de acordo com algumas características.
A alvenaria externa tem especialmente a característica de separação do espaço interno da estrutura do meio externo.
Observe abaixo suas características:
- Segurança para os ocupantes da estrutura;
- Resistência a infiltrações de águas oriundas de chuva (pluviais);
- Base para revestimentos em geral;
- Isolamento acústico e térmico;
- Resistência contra vento e sua pressão.
Sendo uma das alternativas mais viáveis justamente pela disponibilidade de mão de obra, este sistema de construção é muito adotado também pela sua economia.
Seus blocos podem ser feitos principalmente a partir do concreto ou de cerâmica (tijolos). Outros tipos de blocos também estão disponíveis no mercado, apesar de não ser muito comuns.
Surgimento
A alvenaria já era utilizada de forma arcaica na antiga Pérsia, com tijolos secos ao sol. Estudos já revelaram estruturas datadas com cerca de 4000 a.C a 8000 a.C na Mesopotâmia.
Outros tipos como por exemplo blocos de arenito, adobe e barro queimado já foram usados como alvenaria estrutural.
Teve seu desenvolvimento a partir dos Romanos, quando os mesmos tiveram a ideia de unir a pozolana (oriunda de cinzas vulcânicas) com materiais inertes. E assim surgiram as primeiras argamassas.
Com este aglomerante e a criação das argamassas, as estruturas de alvenaria vêm sendo aprimoradas, tendo diferentes tipos de técnicas atualmente.
Por que usar
A alvenaria estrutural possui grandes vantagens de preço e disponibilidade de mão de obra. Muitos profissionais estão acostumados a trabalhar com o tipo estrutural.
A alvenaria de vedação possui vantagem por ter também um bom grau de isolamento térmico e acústico, sendo útil para épocas do ano em que haja mudanças bruscas de temperatura (em regra geral inverno e verão).
Vantagens e desvantagens dos blocos de alvenaria
Blocos de concreto
São peças feitas a partir do cimento, pó de pedra, água, pedrisco e areia. Geralmente de formato retangular, são blocos “furados” verticalmente, possuindo maior resistência contra compressão.
Podem servir para revestimento ou podem ser também de decoração. São utilizados em alvenaria estrutural armada. Confira abaixo os prós e contras deste material.
Vantagens
- Mão de obra econômica;
- Possuem um melhor acabamento;
- Uniformidade;
- Possuem menos tempo de revestimento e assentamento;
- Consomem menor quantidade de argamassa.
Desvantagens
- Não podem ser cortados;
- Mesmo revestido, o desenho dos blocos fica marcado em dias de chuva, prejudicando a estética da alvenaria;
- Possui grande diferença de absorção de umidade em relação a argamassa de assentamento.
Tijolos ou blocos de cerâmica
Feitos a partir da argila, os blocos são fabricados e moldados, passando depois por um processo de secagem.
Com a secagem concluída, os blocos são levados ao forno para sofrerem queimaduras, garantindo que fiquem homogêneos. Logo após eles passam por um “descanso” e são inspecionados para despache.
É o tipo de bloco mais usado para fazer alvenaria. Compõe cerca de 90% do mercado brasileiro de blocos.
Vantagens
- Possuem marcas para facilitar a aderência da argamassa;
- São mais leves;
- Possuem maior capacidade de isolamento acústico e térmico;
Desvantagens
- Rasgos de encaixe de encanamento, de eletricidade e água são maiores;
- Blocos mais frágeis e menos resistentes à compressão. Deve-se evitar seu uso em paredes estruturais;
- Tijolos maciços são recomendados para eventuais encunhamentos nas faces interiores de lajes e vigas;
- As partes externas não possuem porosidade requerida para fixar o revestimento, sendo necessário receber uma pequena demão de chapisco de argamassa com cimento (na proporção de 1-4).
Tipos
No processo de criação, diferentes tipos de blocos podem ser utilizados para a construção.
Confira os tipos de blocos:
- Concreto;
- Cerâmica ou tijolos;
- Solo-Cimento;
- Silício-Calcário;
- Vidro;
- Tijolos ecológicos (sustentáveis);
- Concreto celular autoclavado.
Agora que você sabe mais sobre os tipos de blocos utilizados, vamos aos tipos de alvenaria.
Alvenaria de vedação
Conhecida também como alvenaria convencional, tem o propósito de separação de ambientes e, como já diz o seu nome, vedação.
Na construção da estrutura, a sustentação é realizada a partir de concreto armado, estrutura metálica, vigas ou pilares.
Tal estratégia possui vantagem em relação a alvenaria estrutural no quesito estético, por possuir um maior leque de possibilidades decorativas. Possui também facilidade para obras de reforma.
Porém no orçamento da obra o custo é maior, pelo fato da sustentação ser mais trabalhosa e possuir materiais mais caros.
Além disso, a alvenaria de vedação toma mais tempo que a estrutural, justamente pela duração dos processos de cura, concretagem, montagem e desmontagem de formas.
Alvenaria Estrutural
Nesta espécie de estrutura, também conhecida como alvenaria autoportante, seu peso é distribuído pelas fundações, dispensando o uso de estruturas de sustentação (colunas, vigas, pilares…).
Suas paredes são responsáveis pela sustentação da construção, tendo suas instalações hidráulicas e elétricas pré-determinadas no momento do levantamento pelo projetista.
Os detalhes acima devem ser especificados minuciosamente no projeto estrutural da planta pelo responsável técnico registrado.
Possuem vantagens como a economia, por utilizarem menor quantidade de argamassa ou outros revestimentos, além de possuírem alta simplicidade de aplicação.
Estruturas desse tipo possuem predominantemente o uso de blocos de concreto ou tijolos.
Contudo esses sistemas de construção possuem desvantagens, como por exemplo: limitações estéticas, vãos e balanços limitados e dificuldade em reformas.
Leia também: Alvenaria Estrutural: O que é, quando usar, como calcular e grautear
Alvenaria de Embasamento
Ficam às bases dos prédios e acima das vigas baldrame. Necessitam preferencialmente de blocos de tijolos maciços, apesar de ser possível a utilização de blocos de concreto.
A necessidade acima se dá pelo fato de os blocos precisarem garantir uma retenção de água maior.
Uma proposta para este tipo de estrutura é a única feita em metros cúbicos (m³) do terreno da obra. Se você não sabe como calcular aqui vai uma pequena dica. É só multiplicar esses três fatores:
- Perímetro da fundação;
- Espessura das alvenarias;
- Altura das alvenarias.
Estrutura usada grande parte das vezes em terrenos que possuem declive ou aclive, nivelando as vigas e o próprio terreno. Permite também a passagem de tubulações sem atrapalhar o baldrame.
Alvenaria Ecológica
São estruturas que possuem alto rendimento pelo seu grau de reutilização devido à reciclagem de materiais no processo de fabricação.
Uma ótima sugestão de uso pelo seu baixo custo, apesar se não ser uma técnica muito considerada para obras.
Os blocos são conhecidos como tijolos ecológicos e possuem diferentes tipos de materiais indo desde cinzas com soda cáustica (NA(OH)), resíduos de desastres, bagaços de cana-de-açúcar e até plástico.
No processo de cura, diferentes utensílios são utilizados, como por exemplo o cimento e pó de mármore, além de ser prensados manualmente. Após 10 dias estão prontos para uso em edificações.
Por incrível que pareça os blocos ecológicos conseguem ser mais leves e até duas vezes mais resistentes que os tijolos comuns.
Tendo o encaixe como uma das formas de construção, evitam o uso de grandes quantidades de água como na maioria das construções civis.
Compartilhe esse Infográfico em seu site copiando o código abaixo!
Algumas comparações
Muitas pessoas ficam em dúvida na hora de escolher a estrutura a ser utilizada em sua obra.
Qual é a mais viável? Tudo vai depender da sua prioridade. Quer economizar, ter uma estética única e personalizada? Confira maiores detalhes abaixo.
Alvenaria ou concreto armado
A alvenaria estrutural (AE) é muito comparada em relação ao concreto armado (CA). É exigido um estudo preliminar, por cada obra ser individual e não existir uma fórmula única de construção.
Depois de checar com seu projetista, se você tiver a liberdade para escolher entre um elemento ou outro, passaremos algumas diferenças.
Ambas possuem resistência similar, porém a AE possui um tempo menor de construção, influenciando na velocidade e orçamento da obra. A AE também possui um número menor de descartes, gerando menos resíduos.
A principal vantagem do CA em uma estrutura convencional é justamente poder flexibilizar as plantas da obra, permitindo personalizações. Paredes na planta não são nada mais que vedações.
No caso de obras grandes uma estrutura convencional de CA apresenta grandes desempenhos em custos e prazos, apesar de ser mais complexa e exigir mão de obra mais qualificada que a AE.
Alvenaria x Steel Frame
A tecnologia Steel Frame utiliza predominantemente aço galvanizado como matéria-prima. Ela dispensa o concreto em quase toda a estrutura, com exceção somente da fundação.
Assim como a alvenaria estrutural, a tecnologia Steel Frame também possui um ótimo isolamento acústico e térmico. Considere um empate nesse quesito.
A tecnologia Steel Frame possui muitos benefícios para quem a escolhe, pois economiza tempo e dinheiro, além de ser um material com bastante rendimento (sustentável) e baixa emissão de resíduos.
Possui logística facilitada devido ao seu peso ser menor, além de não precisar de muitas manutenções. Estrutura imune a corrosões, cupins, fungos e desfavorece a propagação de possíveis incêndios.
Mas como nem tudo são flores, essa tecnologia envolve mão de obra qualificada e capacitada, desestimulando a procura.
Já as casas construídas com alvenaria estrutural podem ser mais personalizáveis, podendo ser desenhadas a partir dos desejos e necessidades do cliente em questão.
É importante deixar claro que as casas feitas com alvenaria devem ter um ótimo trabalho de impermeabilização para o aumento da durabilidade da estrutura, permitindo um alto desempenho contra as ações do tempo.
Apesar de usarem muita água, consumirem mais tempo e gerarem muitos resíduos, as obras realizadas em alvenaria possuem uma execução mais simples, como dito anteriormente.
Conclusão
Esperamos que este artigo tenha tirado todas as suas dúvidas sobre esse tipo de sistema estrutural. Nós da educa civil procuramos passar informação de alto nível de uma forma simplificada.
Sempre recomendamos que se você busca maiores detalhes técnicos, procure um profissional de sua confiança para informações minuciosas.
Você também pode consultar o site da ABNT e ficar por dentro das últimas normas para cada processo.
Se gostou do artigo, compartilhe com algum estudante de engenharia, arquitetura ou até mesmo alguém que pense em realizar uma construção em alvenaria.
Se tiver dúvidas e/ou sugestões, entre em contato conosco comentando abaixo. Será um prazer responder você.
Parabéns à educacivil.com pelas informações neste gráfico.
Gosto muito do desempenho das alvenarias estruturais de concreto e cerâmicos..