Uma dúvida muito comum entre muitas pessoas, está na relação sobre quais os melhores tipos de areia para se utilizar em uma obra.
Sabemos que existem areias finas, médias e grossas, as mesmas são divididas pela granulometria, ou seja cada uma apresenta diferentes tamanhos.
Porque utilizar areia no traço?
O cimento quando entra em contato com a água libera uma reação, a mesma faz com que ocorra uma grande liberação de calor, fazendo com que se perca muita água.
Devido à esse processo químico apenas a mistura de água e cimento, facilita para que ocorra as patologias, trincas, rachaduras e fissuras.
Com base nessas características nota-se que eles não podem trabalhar sozinho, aí que entra a areia, sendo ela inerte, através desse processo que ocorre entre o cimento e a água, ela não reage quimicamente.
Basicamente a areia aumenta o volume no traço, seu principal o objetivo é reter água para que não ocorra as patologias.
Para saber mais sobre os tipos de cimento, leia também: O que é Cimento Portland? Entenda sua produção, surgimento e tipos
Quais são as diferenças?
Areia fina: é bem utilizada para acabamentos, onde depois pode ser usado uma massa para fazer uma finalização com uma tinta. Basicamente esse tipo de areia é utilizada onde há necessidade de um reboco mais fino e trabalhado.
Areia Média: ela é utilizada em alvenarias, para assentamentos de tijolos e blocos.
Areia grossa: ela é única e exclusiva para o uso em concreto e contrapiso. Não é recomendado que esse tipo de areia seja usado em assentamentos de tijolos e blocos, pois o acabamento não será adequado.
Seja o primeiro a comentar!